>Biografia: Coco Chanel

20 Fev

>

Mais um domingo, mais uma biografia. Desta vez da célebre Coco Chanel. Que alias os seu verdadeiro nome é Gabrielle Bonheur Chanel.
Eu por acaso não sou assim muito fã da sua roupa mas idolatro-a como mulher, fez muito, do nada.
Ela é francesa e nasceu a 19 de Agosto de 1883 em Saumur. Gabrielle tinha quatro irmãos (dois meninos e duas meninas) e  depois da morte precoce da mãe (tuberculose) Coco e as irmãs tiveram de ser educadas num colégio interno o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, enquanto que os irmãos foram trabalhar numa quinta, devido á profissão do seu pai (feirante).

Aos 18 arranjou um trabalho de costureira numa loja de enxovais e quando saiu do colégio, ao 20 anos, tentou arranjar trabalho como bailarina e actriz (mas devido à sua estatura obteu poucos papeis).

Por volta de 1910 o milionário inglês Arthur Capel aparece na vida de Coco, este terá sido o seu grande amor que a ajudou a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel tornou-se num sucesso chegando a aparecer em grandes revistas de moda. Mas a desgraça aparece meses depois quando Capel morre num acidente de carro.

Chanel abre, assim, a sua primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo.

Ela ultrapassa o seu desgosto quando conheceu o príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética. Esta relação inspirou-a desenhar roupas com bordados do folclore russo. Neste período, Chanel conheceu vários artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.

Nesta altura a sua marca já ditava a moda em todo um mundo e começou também a fabricar perfumes (sendo o mais conhecido, até hoje nº5).

Mais uma paixão para Chanel desta vez com um oficial alemão durante a 2º Guerra Mundial nesta altura fechou a sua loja mas voltou-a reabrir e 1954. Mas a loja perdeu os clientes pois não aceitavam o romance, o que fez com que Chanel se muda-se para a Suíça.
A Ex-primeira-dama americana Jackie Kennedy admirava Chanel, e assim esta voltou a aparecer nas revistas por lhe fabricar roupa e retournou a residir em França.

A estilista morre no hotel Ritz em 1971 (88 anos) onde tinha vivido os seus últimos anos.

Podes saber mais detalhadamente a vida de Coco Chanel com o filme Coco avant de Chanel.

Anúncios

Uma resposta to “>Biografia: Coco Chanel”

  1. Teen Girl 20/02/2011 às 20:27 #

    >Adorei,não sabia metade do que está aí!Quem me dera que a biografia nunca mais acabasse!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: