>Biografia: Yves Saint Laurent

13 Fev

>‘A moda desvanece mas o estilo permanece’ – Yves Saint Laurent

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século vinte. Ele nasceu em Oran na Argélia em 1 de Agosto de 1936.
Com dezassete anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior. Depois de Christian morrer foi Laurent quem herdou o controle criativo da casa Dior.

Mas pouco depois de ele conseguir salvar o negócio Dior da ruína financeir, Saint Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia.

Após 20 dias, com ele a ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados ele teve um esgotamento nervoso e ele foi internado num hospital mental francês.

Depois do seu regresso, fundou sua própria marca, YSL, financiado por seu companheiro Pierre Bergé. O casal separou-se depois, mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos.

Nos anos 60 e 70, a marca tornou-se conhecida em todo mundo por ser muito práctica mas sofisticada. Laurent teve o ponto alto da sua criatividade no lançamento do smoking feminino, que fez bastante sucesso em 1966. Pois antes desta criação as mulheres eram proibidas de usar calças.

Em 2001, ele recebeu das mãos do presidente da França, Jacques Chirac, a ‘Ordre National de la Légion d’Honneur’ no grau de Comandante.

O estilista demite-se e apresenta o seu último desfile em Janeiro de 2002. Ele dizia que para ele a moda era arte e que na altura se estava a tornar muito comercial.
St. Laurent morreu em Paris a 1 de Junho de 2008, ele foi diagnosticado com cancro cerebral. Tinha setenta e um anos e ele é o 1° em ranking de celebridades que mais facturaram após morte.

A marca YSL teria sido comprada pela Gucci em 1999.

Está aqui a 1º parte do último desfile de Laurent, se quiserem ver o resto, clique aqui, (a parte 4 é muito emocionante, quando a sua melhor amiga canta uma música e 60 mulheres desfilam de smoking)

Espero que tenham gostado, quem é que voçes querem que seja a próxima biografia?

Anúncios

5 Respostas to “>Biografia: Yves Saint Laurent”

  1. Ju 13/02/2011 às 22:39 #

    >YSL TEVE NUM MANICOMIO????????? OMG!!!!! nao fazia ideia

  2. Teen 13/02/2011 às 22:41 #

    >lOl eu tambem nao sabia disso. esta foi uma biografia muito interessante de fazer.

  3. Anonymous 14/02/2011 às 16:48 #

    >A biografia esta muito bem feita, gosto do novo cabeçalho

  4. frαncϊscα 19/02/2011 às 19:19 #

    >adorei 🙂

  5. Teen Girl 20/02/2011 às 18:20 #

    >Adorei a biografia,descobri imensa coisa que não sabia e para mais,acho que estava super interessante e nada aborrecida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: