>Como tirar boas notas

22 Jan

>

Já começámos o 2º Período há algum tempo, mas uma teen a quem o 1º período não correu muito bem, pediu-me ajuda para conseguir melhores notas, neste período que terá quase 3 meses, será o maior deste ano lectivo.

  • Sê sincera: este é um dos pontos mais importantes. Pois, quantas horas consegues estudar por dia? Não penses em estudar, 3 horas se na verdade só aguentas 10 min. Depois de te habituares as esses 10 min aumenta-os para 20, e assim sucessivamente. Se bem que até ao 3º ciclo, cerca de 30 min por disciplina, chega perfeitamente. No secundário, a dose de estudos tem que ser maior, mas o mais importante é o estudo diário, para não perderes o fio á meada.
  • Organiza-te – faz um horário e cola-o no teu quarto bem há vista. Arranja uma cor para cada disciplina e copia o teu horário escolar, depois, com as cores correspondentes acrescenta em todos os dias, excepto ao sábado para um dia de folga, blocos de estudo. Por exemplo, se a terça tens ciências, matemática e português, na segunda anota essas disciplinas a estudar. Coloca um bloco a mais para os TPC. Para além do horário, necessitas de uma agenda, para colocar todos os TPC, testes e compromissos pessoais, assim lembras-te de tudo. Para mim escrever os trabalhos nos cadernos não funciona porque me esqueço sempre de ir verificar, por isso acho uma agenda indispensável.
  • Sem dúvidas! Se não percebeste alguma coisa pergunta ao professor, eles estão lá para isso mesmo. Se tens dúvidas podes sempre perguntar no final da aula, para além de ficares esclarecido mostrarás interesse na disciplina. Se perguntar ao professor estiver mesmo fora de questão pergunta a um colega que tens a certeza que percebeu, em todas as turmas existe um ‘génio’.
  •  Sem aborrecimento: Ok, eu sei. Pode não haver nada de emocionante em físico-química. Mas acredita que usar cadernos divertidos, post-its  com formas, canetas de mil e uma cores, para além de te organizar faz com que fiques mais motivada nos estudos. E usando sempre o mesmo ‘código’ de cores, por exemplo, cor-de-rosa para o título, laranja para o subtítulo, verde para os exercícios, amarelo para sublinhar etc, o teu cérebro terá muita mais facilidade a perceber a matéria. 
  • Passa a limpo. Nas aulas talvez seja mais fácil passar tudo com uma só cor, para se estar atento e talvez fique tudo riscado. Por isso arranja um dossier, ou cadernos e todos os dias, conforme o teu horário, passa tudo a limpo. Assim terás a matéria toda certinha num sitio, sem sumários e exercícios á mistura. Para isso arranja outro caderno para treinares os exercícios do manual. Quando passares a limpo podes também ir a net e imprimir imagens relacionadas com o tema, se em físico-química tiveres a dar o sistema solar, arranja uma imagem com os planetas e cola-a nos teus apontamentos
  • Aprende a estudar. Não podes usar o mesmo método para todas as disciplinas, não funciona. Para mim o ideal, é fazer resumos para disciplinas como história, geografia, físico-química etc e para as línguas uso esquemas a explicar como fazer os tempos verbais… Para matemática também faço alguns esquemas mas o necessário mesmo é praticar os exercícios. Podes sempre perguntar ao teu stor de o melhor método.
  • Não te prendas ao manual. Podes perfeitamente ver documentários na televisão ou na net que te ajudem, ou então, aluga um livro na biblioteca escolar ou na municipal. Ainda podes ver vários sites, mas este método nem sempre é o mais seguro, porque podem escrever o que quiserem na net. Existem também a venda livros de apoio para cada disciplina.
  • Nada de estudar de véspera. Se tens um teste, estuda mais intensamente essa disciplina, uma semana de antecedência, mas se estudares diariamente não necessitarás de grandes esforços para uma boa nota.
  • Estabelece prioridades. Não passes o dia todo no computador se sabes que tens um trabalho para entregar no dia que vem. É nestes momentos que o teu horário te ajudará.
  • Dorme. Dormir ajuda e de que maneira! Dorme cerca de 8 horas por dia, mas esse número pode variar de pessoa para pessoa, vai variando, pode ser que só necessites de 7 horas ou então de 10. Para além disso dorme a sesta se achares que precisas, dormir depois do almoço favorece a memorização e a aprendizagem. Não vale a pena passares uma tarde a estudar se estiveres com sono, dorme e então depois estuda. Mas não exageres a dormir a tarde toda, acordarás inchada, com mau feitio e sem vontade de fazer nenhum.

Isto são as minhas dicas, espero que tenham gostado e que resultem com vocês.
Anúncios

4 Respostas to “>Como tirar boas notas”

  1. Anonymous 29/01/2011 às 14:50 #

    >acho que o post nao poderia estar mais completo, deste optimas dicas que ameip.s parabens pelos 100 comentários ~~

  2. girl 29/01/2011 às 19:15 #

    >dicas espectaculares !!!

  3. Anonymous 29/01/2011 às 20:51 #

    >optimas dicas, para mim o primeiro é mesmo o pior… eu prometo a mim mesma que vou estudar a tarde inteira e acabo por nem olhar para os livros aff…

  4. Teen Girl 30/01/2011 às 10:32 #

    >Aodrei o post,acho que deste dicas muit úteis e o post ficou super completo!De certeza que ajudaste muito a leitora…Muito mesmo!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: